quinta-feira, 22 de junho de 2017

7º ano - História - Professora Solange

                        TRABALHO DE HISTÓRIA - LIVRO 02


A - TEMA: A EUROPA MODERNA – SÉCULOS XV AO XVIII

              A Europa do século XV vivia um tempo de mudanças....

Porém, no século anterior (XIV), a fome, as doenças e a superexploração dos trabalhadores haviam tumultuado o dia-a-dia dos europeus, provocando revoltas de trabalhadores nos campos e nas cidades além das guerras entre os senhores. Se produzir era difícil em meio a tanta desordem, comercializar era quase impossível. A Europa Feudal entrava em crise, obrigando os europeus a buscar novas formas de organização políticas, novas alternativas econômicas e uma nova forma de pensar o mundo, enfim, eram “novos tempos” .

..“novos tempos”, ou seja, a Europa Moderna:

  1. Um processo de expansão e de conquista de terras, minas e de pessoas – A Expansionismo Marítima resolveria a crise agrária, demográfica e econômica.
  2. Uma política nacional interventora e reguladora da economia – Mercantilismo, resolveria o problema da falta de ouro e prata e mercadorias;
  3. Um Estado forte, controlador e centralizador – a formação do Estado Nacional/Absolutismo, resolveria os conflitos sociais, as revoltas e as guerra entre senhores.
  4. Uma nova visão do homem e do universo – Movimento Renascentista, resolveria as questões culturais, educacionais e científicas.
  5. Uma nova visão de Deus e da Igreja – Reforma Protestante e a Contrarreforma, promoveria a organização de novas Igreja e a reforma da própria Igreja Católica.
            EQUIPES:

           Tema 1. Arthur, Renato, Caê, Gabriel Fonseca, Mariana F., Clara, Julia, 

           Tema  2. Ricardo, Túlio, Pablo, Caio,  Maria Clara G, Isabela, Maria Clara V.

           Tema  3. Gabriel Antônio, João Vitor, Ian, Enzo, Nicoly, Haila e Isadora F.

            Tema  4. Pedro , Filipe, Alexandre,Tomás, Augusto, Giovana, Mariana  
       
            Tema  5. Maria Clara G., Alexia,  Jade, Vitor, Leon, Miguel


        PROCEDIMENTOS: ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO

        1.   Leia o tema (de acordo com o seu grupo) na apostila 02 e resolva as questões na                 apostila - INDIVIDUAL
     2.  Pesquise em outras fontes (livro de história e internet) e elabore um texto-síntese, no            caderno (uma folha, no mínimo) - INDIVIDUAL


          PARA O DIA 29/06



Nenhum comentário:

Postar um comentário